sexta-feira, 13 de maio de 2016

Texto: Softwares Educacionais

1. INTRODUÇÃO


Softwares Educacionais são softwares quem podem ensinar, construir conhecimentos, desenvolver habilidades, e auxiliar o ensino-aprendizagem. Pretende-se deixar claros os seus objetivos, o que fazer antes de leva-los a sala de aula, e classifica-los por tipos.
Com o objetivo de incentivar a utilização de softwares educacionais nas salas de aula, de forma que as escolas se atualizem com essas novas tecnologias e as insiram em seu meio com o fim de auxiliá-los cada vez mais. 


2. DESENVOLVIMENTO

Os softwares educacionais são softwares que tem o intuito de ensino ou auto-aprendizado, contribuir para que quem o utilize adquira mais conhecimentos e tenha prazer na sua utilização. O computador é uma ferramenta que pode ser utilizada educacionalmente e que pode auxiliar o processo de ensino-aprendizagem.  A utilização de softwares em sala de aula é algo atual no mundo, porém na grande maioria da nossa educação pública principalmente é algo novo, inovador; antes de trazer estes softwares para a aula é necessário avaliar e rever alguns pontos como, verificar a classificação do software, a qualidade, a faixa etária, no que vai ajudar o aluno, suas vantagens e desvantagens entre outros. Além disso, é possível classificar estes softwares pelos seus níveis de aprendizagem que proporcionam, como sequenciais, relacionais e criativos. 
Esses softwares ajudam os alunos a manterem o foco e a deixar os alunos confortáveis pois eles já estão bem habituados a essas novas tecnologias, muitos podem nunca terem vistos, mas não é algo novo que traz um certo medo e tensão entre os alunos. Os jogos, por exemplo, dão uma sensação de diversão, quando muitos não sabem que com aquele jogo ele pode estar estimulando a sua mente, incentivando a criatividade, desenvolvendo/testando as suas habilidades, estimulando o raciocínio lógico, a percepção, fazendo com que as informações sejam melhor absorvidas. Alguns softwares educacionais podem ser utilizados como centro de pesquisa, pois na internet há uma vasta gama de conteúdos, vídeo aulas e tutoriais que pode ajudar o aluno a entender assuntos tratados na sala, ou até assuntos que tenha curiosidade, se baseando em dados verdadeiros quando são bem procurados.
Estudos afirmam que os softwares educacionais ajudam aos alunos mais calados, tímidos a interagirem na sala de aula, fazendo a se sentir confiante no software e trazer esta confiança para a sala de aula real. Aos alunos que tem necessidades especiais os softwares educacionais são grandes facilitadores e auxiliadores deste processo de aprendizagem, pois a tecnologia é algo que as fazem se sentir mais próximo do mundo atual, que muitas das vezes é tão cheio de preconceitos. 
Resumindo alguns tipos de softwares educacionais, segue abaixo uma rápida classificação: 
“Tutorial: software no qual a informação é organizada de acordo com uma sequência pedagógica particular. Procuram ensinar controlando processo de aprendizagem e de acordo com o tempo que o aluno leva para aprender;
Exercícios e Práticas: software que utiliza perguntas e respostas, normalmente utilizadas para revisar material já estudado;
Programação: softwares onde o aluno programa o computador;
Aplicativos: incluem processadores de texto, planilhas eletrônicas, etc.
Multimídia e Internet: misturam som, imagem e texto;
Simulação: simulam situações reais, que sem o uso do computador dificilmente poderiam ser trabalhadas pelos alunos, com a mesma qualidade e realismo nas formas tradicionais de ensino;
Jogos: originalmente programado para entreter, possui grande valor pedagógico, e é defendido por profissionais da educação que acreditam que o aluno aprende melhor quando é livre para descobrir ele próprio as relações existentes em um dado contexto;
Ferramentas para resolução de problemas: o aprendiz deve produzir qual problema quer solucionar. Pode atender a quase todas as disciplinas, tanto no conhecimento como no interesse e a capacidade do aluno, são softwares abertos que permitem ao professor constantemente descobrir novas formas de planejar atividades que atendam seus objetivos”. WIKIPÉDIA, última modificação na página 24 de março de 2016. 




3. CONCLUSÃO
As funcionalidades foram apresentadas resumidamente, bem como algumas das classificações de softwares educacionais, os cuidados que se deve ter antes de levar um desses softwares à sala de aula, testar a sua aplicabilidade e funcionalidade entre outros pontos foram tratados. Objetiva-se que professores e diretores sejam alcançados e incentivem o uso dessas tecnologias para uma atualização na nossa educação, para o incentivo aos alunos e professores em sempre aprender as novidades tecnológicas e para que tais servem, as utilizando com eficácia para um aprendizado contínuo e eficaz. 
“ A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria.” 
  Paulo Freire



4. REFERÊNCIAS 

Software Educacional. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Software_educativo>. Acesso em: 10 de março de 2016.
Taylor, Da. As vantagens de softwares educativos nas salas de aula. Disponível em: http://www.ehow.com.br/vantagens-softwares-educativos-nas-salas-aula-info_119027/. Acesso em: 11 de março de 2016.



Autora: Karolayne dos Santos Pereira
Licenciatura em Computação - Polo: Natal

Nenhum comentário:

Postar um comentário