sexta-feira, 13 de maio de 2016

Saiba como usar a função PROCV no Excel 2010

O Microsoft Excel 2010 possui uma gama muito vasta de ferramentas e funções, que ao serem bem aplicadas em planilhas, possibilitam ao usuário realizar praticamente qualquer tipo de análise nas mais diversas profissões. Neste artigo, falaremos sobre uma das funções mais utilizadas do Excel 2010: a função PROCV.
A função PROCV do Excel 2010
A função PROCV faz parte de um conjunto de funções do Excel chamado Pesquisa e Referência. Este grupo de funções permite ao usuário realizar pesquisas em uma planilha, e até mesmo construir novas fórmulas e funções, obtendo diversos tipos de resultados com base em informações contidas em uma mesma planilha. Dentre estas, podemos destacar as funções PROCV, Índice e CORRESP.
Cada uma das funções citadas possui uma sintaxe própria e um tipo de resultado que as diferencia. No caso da função PROCV, o que a diferencia das demais é que você poderá pesquisar valores com base em uma coluna e retornar resultados contidos em linhas que estejam relacionadas à coluna selecionada. Por isso o V no final do nome da função, que significa “vertical”.
Em relação a sua sintaxe, podemos dizer que esta função possui um nível intermediário, já que o usuário precisa entender corretamente seus campos e saber como e quando aplicá-la em uma planilha. 
Os argumentos que compõem a sintaxe da função PROCV são: Valor Procurado, Matriz Tabela, Número do índice da coluna e Procurar Intervalo, sendo os três primeiros obrigatórios durante o uso da função.
Para entenderemos melhor os argumentos desta função, vamos imaginar uma empresa que possui um quadro de pessoal criado no Excel 2010 e que neste quadro você possa encontrar as informações sobre o salário, cargo e local de trabalho de um funcionário. Vamos imaginar também, que para melhor gerenciar a planilha, a gerente da empresa tenha criado alguns campos utilizando a função PROCV, para que ao inserir o nome de um funcionário, a sua planilha a informe automaticamente o seu cargo, local de trabalho e salário. Veja abaixo como seria uma planilha assim.
Valor Procurado
O argumento Valor Procurado se refere ao valor que servirá de base para a pesquisa realizada com a função PROCV. No exemplo dado acima, o valor procurado se encontra na primeira lista criada a partir da Validação de Dados.
Matriz Tabela
O argumento Matriz Tabela se refere à tabela que contenha todas as informações que serão utilizadas para a pesquisa. No exemplo dado, utilizaremos como Matriz Tabela a tabela contendo todas as informações referentes ao quadro de pessoal.
Número do Índice da Coluna
Este argumento é extremamente importante para a função PROCV, já que ele informará em qual coluna da Matriz Tabela se encontra a informação desejada. Vale ressaltar que o índice de coluna é um número do tipo 1, 2, 3, que cresce da esquerda para a direita.
Para entender melhor, segue um Tutorial abaixo de uma atividade postada no youtube:


Referências Bibliográficas:

Autor: Firmino - Computação Polo Natal

Nenhum comentário:

Postar um comentário