segunda-feira, 6 de junho de 2016

Um breve estudo sobre o Jogo Digital Educacional: Kanagram!

O Kanagram (KmessedWords) é um jogo baseado em anagramas, as letras aparecem embaralhadas para o seu usuário e o mesmo tem que colocar as letras no lugar formando a palavra exigida. Não existe limite de tentativas da ordem das letras; e há três níveis de dificuldade e a possibilidade de escolher as palavras utilizadas em cada um deles; esse jogo é indicado para alunos de disciplinas de português e línguas estrangeiras e a faixa escolar no Brasil é para o Ensino Fundamental I.
Os objetivos do jogo é familiarizar as crianças com as letras no teclado do computador, e com a linguagem escrita; brincar com as letras, e aprendendo também a escrita das palavras de modo a fixar como se escreve, evitando possíveis erros ortográficos futuramente. Levar o jogo para a sala de aula pode ser muito bom, é possível criar grupos e cada grupo ficar com um computador, o professor deve deixar os alunos á vontade, e deve ficar atento para avaliar o desempenho dos alunos com a ferramenta computacional e o desempenho no jogo. A ferramenta pode ser utilizada em ensino de línguas estrangeiras como já dito, e ela pode ser fundamental para que os alunos fixem como se escreve determinadas palavras em inglês, por exemplo.
O custo é de Licença de Software Livre GNU, e esse jogo se enquadra na classificação jogo educativo construtivo. Os criadores do Kanagram é Joshua Keel e Danny Allen, a versão mais recente é a 1.4.6, de 16 de setembro de 2014. Um dos pontos positivos é que ele pode ser utilizado em português, inglês e espanhol, deixando a desejar para as outras línguas estrangeiras.
Abaixo sua tela principal:


Aluna: Karolayne Santos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário